Um velho problema sem solução plena. Quem transita à noite pelo trecho sul da BR-101, que corta a cidade dos Palmares, localizada na Mata Sul de Pernambuco, confia nos faróis do seu automóvel, dos demais que estão transitando, e na luz que vem de algum estabelecimento comercial ou de raros postes acionados nas margens. Nesse trecho existem os Postes apagados, duplicação com precária sinalização, lombadas eletrônicas e uma população aflita quando pensam em transitar por ela.

Ninguém sabe se a competência é do Munícipio dos Palmares-PE ou do Governo Federal que já em contrapartida duplicou e estruturou, mas falta a iluminação.
Uma coisa é certa, o problema continua e no tema, cuja discussão se arrasta desde a conclusão da duplicação da BR-101 sul, os municípios seguem intransigentes na defesa de que cabe à União o custo. O Governo Federal, porém, se embasa no Código Brasileiro de Trânsito que prevê o repasse aos municípios de tal responsabilidade. Enquanto isso, salvo as exceções, os condutores seguem às escuras na rodovia.