Início Entretenimento Proteção veicular uma realidade no Brasil.

Proteção veicular uma realidade no Brasil.

30
0

É fato que o fluxo de automóveis circulando pelas cidades têm aumentado nos últimos anos. Com isso, os índices de acidentes de trânsito, roubos e furtos, infelizmente, também aumentaram. Tais fatores incentivam os motoristas a procurarem algum tipo de proteção veicular.

Com uma ótima relação de custo x benefício, as associações de proteção veicular têm sido uma boa opção para aqueles que desejam ter o veículo protegido, mas não querem gastar muito com isso.

Esse serviço conta com assistência 24 horas, todos os dias da semana (Saiba mais sobre a assistência 24 horas). Além disso, fatores como tempo de habilitação, idade e sexo não interferem no valor a ser pago. Diferente do que acontece com os seguros ofertados por seguradoras.

Levando em consideração todos esses aspectos, a seguir apresentaremos informações no intuito de sanar dúvidas e ajudar no entendimento sobre o funcionamento de uma seguradora e uma associação de proteção veicular. Também listaremos algumas dicas para auxiliar na hora de fazer sua escolha.

O Que é Proteção Veicular?

A proteção veicular é uma forma de proteger seu veículo sem um gasto elevado. Esse serviço tem sua cobertura financiada a partir de um rateio. Nesse sistema os associados dividem entre si os custos mensais dos eventos que ocorrem nesse período (roubos, furtos, colisões, entre outros). O valor geralmente é menor que o de um seguro convencional e costuma ser menos burocrático.

O serviço de proteção veicular é administrado por uma associação e o número de associados pode vir a influenciar no custo mensal. No entanto, o custo da mensalidade nem sempre é definido pelo número de associados, pois envolve outros fatores como, por exemplo, a quantidade de eventos ocorridos naquele mês exato.

*Conheça mais sobre a Lions clicando aqui.

Como Surgiu a Proteção Veicular no Brasil?

A Proteção Veicular no Brasil surgiu de forma colaborativa, com uma iniciativa popular. A finalidade clara dessa iniciativa é sanar a enorme carência existente em relação à proteção patrimonial, causada pelo caos na segurança pública.

Ao que tudo indica, as primeiras associações de Proteção Veicular surgiram na década de 80 no estado de São Paulo, sobretudo o maior desenvolvimento foi na cidade de Betim – Minas Gerais. Foi uma solução encontrada pela classe dos caminhoneiros transportadores de veículos, de cargas inflamáveis e etc. Eles se viam totalmente desprotegidos e quando pensavam em fazer um seguro o mesmo equivalia a mais de 50% do seu valor.

Vendo isso, consumidores começaram a enxergar no colaborativismo, a união para conseguir força e assim conquistar benefícios e preços acessíveis.

Sabendo um pouco da história de como e quando surgiu a Proteção Veicular, vamos falar um pouco das suas diferenças em relação ao seguro.

Quais São as Principais Diferenças Entre Proteção Veicular e Seguro Tradicional?

Muitas pessoas confundem Proteção Veicular com Seguro, mas apesar de apresentarem algumas semelhanças são modalidades bastante diferentes. A seguir apresentaremos algumas características para que você possa entender um pouco mais sobre elas.

  • Funcionamento: A Proteção Veicular é gerenciada por uma associação sem fins lucrativos; Seguro é ofertado por seguradoras de veículos com fins lucrativos.
  • Apólice: Na Proteção Veicular não há apólice de seguro, o que existe é um contrato de responsabilidade mútua; No Seguro a responsabilidade pelo risco assumido na apólice é da Seguradora.
  • Valor Pago: Na proteção veicular o valor é determinado, principalmente, pela tabela Fipe; No Seguro é estipulado por diversos fatores como características do automóvel, motoristas adicionais, lugares que frequenta, entre outros.
  • Formas de Pagamento: A Proteção Veicular cobra uma cota mensal que é paga por todos os associados; A Seguradora cobra uma cota única, que pode ser parcelada.
  • Órgãos Reguladores: As associações são orientadas pela OCB (Organização de Cooperativas Brasileiras); as seguradas são acompanhadas pelo SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

ligue: 81- 99794-8833 e fala sua cotação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui