Início Favoritos Você sabe como salgar a carne do churrasco?

Você sabe como salgar a carne do churrasco?

33
0

Seja na varanda de casa ou mesmo no quintal, a hora do churrasco é sempre aquele momento em que surgem algumas dúvidas em relação ao preparo da carne. Uma delas é sobre a quantidade de sal necessária paraNesse quesito, o churrasqueiro José Almiro, do canal Churrasqueadas, na internet, diz que é, sim, possível salgar a carne antes ou após assada. Isso é uma questão de gosto. No entanto, vale ficar atento a alguns detalhes, entre eles o tipo de sal mais comum. 

“Existe o fino, o grosso, o entre fino (sal de parrilla) e flor de sal. Existem as variações como o sal do himalaia, que se encontra tanto fino como grosso também. Já o sal grosso é para temperar peças grandes e antes de ir para a churrasqueira. Já os outros, podem temperar a carne antes ou depois de assadas. O sal grosso é recomendado para peças grandes e inteiras como costela, por exemplo, peças que vão ficar um tempo maior na churrasqueira. Os demais, são para peças menores ou em bifes”, orienta.
 
Muitos dizem que se salgar antes, a tendência é desidratar a carne. Mas, segundo o churrasqueiro, isso é mínimo e imperceptível a perda de líquido e suculência. “A não ser que se coloque muito sal e deixe por muito mais tempo na carne”, comenta. José Almiro recomenda salgar na hora que for levar a carne para a churrasqueira. Caso queira colocar o sal depois de assado, então deve-se usar o sal de parrilla ou fino, e não sal grosso. A vantagem de salgar depois da carne assada e cortada em tirinhas é que o sal espalha sobre todos os lados, e não somente na parte exterior quando se salga antes.
 
Já a quantidade de sal na peça também depende muito do tipo que será usado e a carne que será assada. O sal grosso adere menos na carne, diferente de um sal mais fino, como o de parrilla. “Por isso, quando usar um sal mais fino, use bem menos do que usaria o sal grosso. E a quantidade é a gosto”, ressalta o churrasqueiro. O momento do uso do sal pode variar com a preferência. Normalmente, a carne de frango, cordeiro e a suína, costuma-se temperar antes, e até com uma certa antecedência, para que o tempero penetre mais na carne. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui